Estudos clínicos com Zovirax creme demonstraram eficácia estatisticamente significativa na cicatrização das lesões e na atenuação da dor, quando comparado com um creme placebo:
- o tempo de cicatrização foi até 22% mais rápido (a duração média foi reduzida até 0,5 dias);
- a dor desapareceu cerca de 20% mais rapidamente (a duração média foi reduzida até 0,4 dias).
Aproximadamente 60% do doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula).
Modo de Utilização
Tratamento: 5x ao dia durante 4 dias
Recomenda-se a aplicação de Zovirax creme tão cedo tanto possível, por exemplo, na fase de formigueiro. No entanto, pode começar a tratar-se o herpes labial já na fase de vesícula.
Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos:
Aplique o creme, com a ajuda do dedo, de modo a cobrir totalmente a área afetada, incluíndo o limite exterior das vesículas.
Aplicar na área afetada 5 vezes ao dia, ou seja de 4 em 4 horas, não necessitando aplicar durante a noite. Se esquecer uma aplicação do creme, faça-o logo que se lembre e depois continue como anteriormente.
Continuar o tratamento por 4 dias (4 x 5). Se a sua lesão não tiver cicatrizado ao fim deste tempo, poderá manter o tratamento por mais 6 dias. Se a cicatrização total não ocorrer ao fim de 10 dias, ou se a lesão se tornar muito grave, consulte o seu médico. Não exceder a dose recomendada
Utilização em crianças
Crianças com idade superior a 2 anos e inferior a 12 anos: consulte o seu médico ou farmacêutico
Lave as mãos antes e após a aplicação de Zovirax creme de modo a evitar o agravamento das lesões, transmitir esta infeção a outra pessoa ou a outras partes do seu corpo.
Lista de Ingredientes
A substância ativa é o aciclovir. Cada grama de creme contém 50 mg de aciclovir.
Os outros componentes são: poloxamero, álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, vaselina branca, monoestearatoglicerilo, propilenoglicol (E1520), água purificada, dimeticone, estearato de polietilenoglicol 100 e parafina líquida.
Precauções
Não utilize o Zovirax creme:
- se tem alergia ao aciclovir, valaciclovir, propilenoglicol, ou a qualquer outro componente deste medicamento;
- para infeções por herpes simplex no olho, na área genital ou outras;
- se estiver sob cuidado médico devido a uma doença do sistema imunitário;
- não aplique o creme no interior da boca (Zovirax creme não deve ser usado para tratar aftas) ou nariz.
Advertências e precauções:
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Zovirax creme.
Utilize o creme apenas em lesões provocadas pelo herpes simplex nos lábios e na face. Evite qualquer contacto com os olhos. Se duvidar que a sua lesão é herpes labial, consulte o seu médico. Se as suas lesões de herpes labial são ou vierem a tornar-se muito graves deverá consultar o seu médico.
Zovirax creme não é recomendado para doentes gravemente imunocomprometidos (p.ex.: doentes com SIDA ou sujeitos a transplante de medula óssea), para os quais deverá considerar-se o tratamento oral com aciclovir. Estes doentes devem ser advertidos a consultar o médico para tratamento de qualquer infeção.
Outros medicamentos e Zovirax
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar, ou tiver utilizado recentemente ou se vier a utilizar outros medicamentos. É pouco provável que Zovirax creme interaja significativamente com outros medicamentos com os quais está a ser tratado.
Gravidez e, aleitamentoamamentação e fertilidade
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizarqualquer este medicamento.
Zovirax creme contém álcool cetoestearílico e propilenoglicol (E1520).
Este medicamento contém álcool cetoestearílico. Pode causar reações cutâneas locais (ex: dermatite de contacto).
Este medicamento contém propilenoglicol (E1520). Pode causar irritação cutânea.